CRIAÇÃO E MANEJO DE BESOUROS DO AMENDOIN



Criando o besouro do amendoim

Vou tentar passar a experiência que tive ao criar o besouro do amendoim (Palembus dermestoides) para servirem de alimento para os meus killies. Espero que este texto ajude aos que pretendem alimentar killies com comida viva, pois posso garantir que os resultados são excelentes e se os killies pudessem falar, iriam agradecer.

Para criar o besouro do amendoim, você vai precisar de uma cultura inicial, um recipiente fechado (mas com uma passagem para o ar), um pedaço limpo de pano, tela com furos pequenos, amendoins sem casca e eventualmente alguns legumes para servirem de fonte de água.

Para mim, a parte mais difícil foi conseguir a cultura inicial. Com um pouco de sorte você poderá encontrar alguém que crie estes besouros e está disposto a te fornecer alguns. Mas se este não for o caso, várias lojas de peixes vendem culturais iniciais e na internet existem alguns sites de lojas especializadas em alimentos vivos. Me escrevam caso tenham dificuldades em conseguir besouros, como vocês já podem ter desconfiado pela foto ao lado, forneço besouros regularmente para uma loja de Brasília e acredito que eles enviam pelo correio.


Cultura inicial


Larvas se alimentando Bem, vamos ao que interessa : Coloque os amendoins no recipiente, pode ser um pote de sorvete limpo. Não ponha muito, dois dedos de altura já são o sufiente. A tampa deve ter um furo de uns cinco centímetros de diâmetro coberta com uma tela de furos bem pequenos ou um pedaço de meia feminina, para permitir a passagem de ar. Coloque a cultura inicial, com amendoins e tudo. Dobre o pano uma vez e o coloque sobre os amendoins, as larvas irão se esconder lá, mas não cubra toda a colônia com o pano. Feche o recipiente e espere.


Esperar quanto? Vai depender de quantos besouros sua colônia inicial tem e do ânimo dos seus colonos. Não tenha pressa. Estes bichinhos se reproduzem rapidamente e logo você terá mais larvas do que você precisa.
Larvas? Como assim? Nós não estávamos falando sobre besouros? Sim estamos, mas os killies comem as larvas. Os besouros não são muito apreciados. As larvas, por outro lado... Bem, você verá!
Para alimentar os killies, basta coletar as larvas que ficam na dobra do pano e servir. Coloque uma larva soltando-a perto da água para ela não afundar e observe. O killie irá estranhar o "gesto" no início, mas logo ele será capaz de pular fora da água para tirar a larva dos seus dedos. Lembre-se que o peixe deve ser grande o suficiente para ser capaz de engolir a larva, alevinos e peixes jovens devem ser alimentados de outra maneira.

A manutenção é muito simples :

- Verifique diariamente se a colônia não está sendo atacada por formigas ou por outro predador qualquer.
- Quando a colônia já tiver larvas, coloque um pequeno pedaço de batata ou de cenoura para servir de fonte de água (ver a segunda imagem) e espere um pedaço ser consumido para por outro.
- Acrescente mais amendoins quando estiverem acabando.
- Reinicie a colônia quando a quantidade de sujeira (restos de alimento e excrementos) estiver muito grande.

Agora a melhor parte : As larvas podem ser congeladas para serem servidas aos killies depois. Eu utilizo um pequeno recipiente de vidro com uma rolha. Coloco o excedente da minha produção lá e uso como alimento quando a produção de larvas diminue (no inverno, por exemplo). Basta tirar algumas larvas do congelador, esperar um pouco até descongelarem e servir para os peixes.

Procure variar a alimentação dos seus peixes com outros tipos de alimento, de preferência vivos e você irá notar como eles ficam bonitos e saudáveis. As fêmeas põem mais ovos e os machos ficam mais coloridos e sadios.