INFULSÓRIOS A PRIMEIRA ALIMENTAÇÃO DE QUALQUER TIPO DE ALEVINO DE PEIXE ORNAMENTAL

grande problema na reprodução de peixes ornamentais é a alimentação inicial, principalmente para Bettas, Caracideos e peixes pequenos, pois após a eclosão, assim que o alevino perde o saco vitelino, a urgência em se alimentar é grande e muitas vezes os nauplius de artemia são grande de mais para
que os alevinos possam engolir, então a necessidade de se cultivar um alimento que possa ser ingerido, torna-se uma prioridade.
A Alimentação mais usada nesses casos é o Infusório.
Alguns protozoários e bactérias que são formados a partir de infusões de vegetais secos. Os alevinos na realidade se alimentam das bactérias produzidas.
O melhor vegetal , além dos vários usados, é o alface ou espinafre, mesmo que alguns achem que o alface não seja tão eficiente, mas nós preferimos citar esse vegetal, pois vários criadores de Bettas não tiveram problemas nenhum.
Modo de Preparar:
Use um alface sem Agro-tóxicos, seque completamente uma folha grande no sol. Depois de seca coloque a folha em um recipiente com tampa, (300ml) e insira água fervente (150ml), deixe por 30 minutos e logo insira o restante (150ml) com água não clorada e temperatura ambiente.. Tampe completamente o frasco e deixe-o durante 2 dias no escuro ou em ambiente com muita pouca luz. Depois de 2 dias a
água levemente verde e turva, já com formação de bactérias estará pronta para receber protozoários para começar o processo. Os protozoários são obtidos através da água que fica acumulada no prato do vaso, após rega de plantas. Quanto mais velha a água melhor. Nesta água certamente terá muitos protozoários que irão se alimentar das bactérias, aumentando assim a colônia. Após 1 semana uma camada na superfície na água do frasco, garante os microorganismos que poderão ser oferecidos aos alevinos, lembrando que; sempre o frasco deverá ser mantido em um lugar sem muita iluminação. Para manter os alimentos dos protozoários devemos pingar algumas gotas de leite no frasco garantindo assim as bactérias. Alimente seus alevinos com uma colher de café por dia da infusão durante 6 a 10 dias, dependendo da espécie do peixe. Logo após estarão aptos a receber Nauplios de Artemias.