ARTEMIA SALINA

A artêmia salina:

Artêmias são pequenos crustáceos que habitam a terra a mais de 300 milhões de anos, com alto valor nutritivo, alta taxa de proteína e beta caroteno ( que intensifica a coloração dos peixes ), é um alimento indispensável na alimentação de seus alevinos.

Utilizada tanto no aquarismo como na criação comercial em grande escala de várias espécies de peixes.

O náupilo de artêmia pode dobrar de tamanho em pouco mais de 24 horas.

As artêmias vivem em lagos de alta salinidade e não no mar, apesar do nome confundir um pouco.

O famoso lago de Salt Lake nos Estados Unidos é um exemplo de habitat das artêmias.

Artêmias adultas podem ser compradas congeladas ou vivas, a grande vantagem de estarem vivas é a atração maior para os peixes, pelo fato de se movimentarem, mas como em alguns lugares é praticamente impossível de se encontrar, as congeladas são ótimas alternativas.

O objetivo deste texto é mostrar de forma clara e direta a eclosão e a alimentação com os náupilos, que é a fase jovem da artêmia.

Parte l - Eclodindo os cistos

Ao falarmos de náupilos de artêmias estamos nos referindo a uma das melhores e mais completas maneiras de alimentarmos alevinos, promovendo um rápido crescimento e muitos outros benefícios.
Ao contrário do que muitos pensam, o processo não é nada complicado, basta seguir apenas algumas regras e o sucesso é garantido.

O primeiro passo é dispor de um recipiente, muitos utilizam garrafas de refrigerante cortada, no nosso caso iremos utilizar vidros de 2 litros, comprado facilmente a um custo bem baixo.

Precisamos também de sal ( pode ser sal marinho, sal grosso ) e de bicarbonato de sódio ( vendido em supermercados ), além dos cistos e de um anticloro, produtos encontrados em lojas de aquarismo.

Para cerca de um litro e meio de água, utilizamos 2 colheres de sopa de sal, uma colher de chá de bicarbonato e uma colher de chá de cistos, algumas pessoas não utilizam o bicarbonato, pois já tem uma água alcalina.



Vale ressaltar que a qualidade dos cistos é muito importante para o sucesso da eclosão, algumas marcas prometem até 95% de eclosão.

O objetivo do bicarbonato de sódio é elevar o ph da água, o ideal é em torno de 8.

Agora colocamos todos no recipiente, na proporção citada acima, e depois adicionamos água.

O próximo passo é colocar a água desclorada no recipiente, lembrando que não devemos encher muito, pois com a forte aeração, pode respingar água, portanto o ideal até mesmo para a manipulação dos náupilos é que se encha até um pouco mais que metade do pote.

É necessário que tenhamos forte oxigenação, portanto separe um compressor de ar apenas para isto.

Também precisamos de iluminação, como na foto ao lado, pois as artêmias são sensíveis a luz, desta forma estimula seu metabolismo e o crescimento se dá de forma muito mais rápida. O indicado é uma iluminação forte.

A temperatura da água deve estar entre 25 graus para um crescimento mais rápido.

Normalmente os cistos irão eclodir em 24 horas.



Parte ll - Coletando os naupilos

Após a eclosão, perceberemos pontinhos laranja se mexendo frenéticamente no recipiente, estes são os nossos náupilos que devem ser coletados.

Para pegar apenas ( ou praticamente apenas ) os náupilos, devemos colocar a iluminação na parte de baixo do pote e desligar a oxigenação por uns 10 minutos, desta forma, as cascas dos cistos irão boiar, e os náupilos irão para a parte de baixo e do meio do pote, onde esta a luz.

Então com uma mangueira fina ( de compressor de ar mesmo ), sugue os náupilos para um outro recipiente, mas com cuidado, apenas a quantidade necessária para seus peixes comerem.

Após a coleta, religue imediatamente a oxigenação.

Devido a alta salinidade da água dos naupilos, complete o recipiente da coleta com água doce, coloque umas 4 ou 5 vezes o volume de água dos náupilos antes de despejar no aquário dos alevinos.

Clique no link abaixo para ver um vídeo dos náupilos eclodidos.

> Vídeo dos náupilo <

Reparem como temos muitos náupilos se movimentado




Parte lll - Alimentando os naupilos

Uma vez que já temos nossos naupilos, ja podemos alimentar os alevinos, a forma utilizada aqui é bastante simples, como ja citado basta coletá-los e oferecer, veremos que os alevinos irão dar “botes” no vazio, mas só parece que é no vazio, pois as vezes nem vemos o naupilo, porém ele esta lá, e o alevino está se alimentando.

O ideal é que os náupilos sejam oferecidos aos poucos.

Para esclarecer melhor, assista aos vídeos abaixo.

INFULSORIOS

Infusórios, o que é isso? Essa é a pergunta mais frequênte nos iniciantes em reproduções, mas não é nada complicado, os infusórios são seres em espécies microscópicas e espécies visíveis e olho nú, o microrganismo mais conhecido nos infusórios é o "parecium", ele é vísivel a olho nú. Como surge os infusórios? Os infusórios surgem de matérias orgânicas em decomposição que esteja em contato com a água ou humidade.

Como preparar uma infusão:

Para preparar uma infusão não é nada díficil, siga os passos abaixo:

-Coloque 1 litros de água "velha"(que esteja livre de poluentes, velha não é sinônimo de poluída!) do seu aquário em um recipiente de vidro(é bom pinta-lo de preto ou colocar um pano em cima, pois o excesso de luz provocará uma superpopulação de algas).

-Deixe uma folha de alface ou qualquer outro tipo(pode até ser ração) de vegetal secando ao sol, até ficar seco, isso vai demorar uns dois dias no sol, por isso se você estiver pretendendo reproduzir, primeiro prepare os infusórios.

-Depois do vegetal seco, coloque-o na água "velha", espere uns dois dias até o mesmo entrar em composição, logo formará os microrganismos que são os infusórios, será preciso que você alimente os infusórios, mas só fará isso quando a água da infusão passar da fase "opaca" para a fase cristalina, quer dizer que a matéria alimentícia deles acabou, será preciso que você coloque diariamente uma gota de leite para servir de alimento a eles. Depois de umas duas semanas essa infusão criará mau cheiro, é aconselhável fazer uma nova infusão.

Coleta dos infusórios:

Para fazer a coleta. basta você acender uma lanterna de foco pequeno direcionado em apenas um local do recipiente que esta o infusório, logo você verá seres 'brilhando" e a água se tornando mais cinzenta, é a concentração de infusórios, retire com uma seringa ou até mesmo com uma colher, sirva aos alevinos(use o mesmo método de atrair os infusórios para atrair os alevinos, assim a alimentação será mais aproveitada)umas 5 vezes ao dia.